top of page
Buscar
  • Foto do escritorChristina Brazil

Feliz aniversário Christina!!!


Desenho em pastel oleoso no tamanho de uma folha A4 de uma vela branca acesa posta em um pequeno pires cinza que está sobre uma superfície marrom clara, o fundo em tons claros de rosa se misturam com a luminosidade da vela.
Gratidão

No ano de 2020 pude mais uma vez perceber de forma intensa minha vulnerabilidade, ao mesmo tempo em que fui impelida a me revisitar, a superar novos desafios, mas hoje a solidão de outrora deu lugar à solitude; a tristeza e indignação se tornaram reflexão; e as dores se transformaram em criação...


Faz exatos oito anos que fisicamente renasci e ao reler os textos comemorativos que publiquei sobre o meu aniversário de sobrevida (BRAZIL, 2013 e 2014) revisitei alguns ciclos da minha vida: grandes, pequenos ou imperceptíveis que me deram a certeza em afirmar que:


Hoje é dia de Comemoração e de Gratidão!



Nasci de novo, literalmente passei por todas as etapas do nascimento, mas desta vez de forma consciente.
...Acidente de Moto...
...O Voo...
...A Queda...
( BRAZIL, 2013, s/p)

Sempre que busco forças, fecho meus olhos, inspiro profundamente e parece que minha alma escuta a voz do meu Mestre*:

‒ Qualquer um de vós onde estiver, [...] eu estarei convosco e não fracassareis. Precisa que tenhas ao mesmo tempo coragem e inteligência. Porque na coragem já está o amor pelo próximo.

Penso que a nossa Jornada de Vida é repleta de surpresas e aventuras. E o grande desafio está em viver de forma consciente e vencer os obstáculos entendendo e transmutar o vivido em vida consciente.


Vejo a vida como um mosaico, repleto de pecinhas coloridas, com formas e tamanhos diferentes, algumas são redondinhas, outras bastante pontiagudas. Mas quem escolhe a imagem a ser formada, neste universo de possibilidades, sou eu e você caro leitor. Podemos não escolher todas as peças que nos são oferecidas, porém a figura final somos nós que compomos, com as pecinhas bonitinhas e com as que, por vezes, nos cortam, ou ainda que, aos olhos do incauto, não são agradáveis de olhar isoladamente, mas que em um contexto maior, são imperceptíveis e fundamentais.
Este mosaico, tal e qual a figura do caleidoscópio, a cada aventura vivida é redefinido, redesenhado. Entretanto se não estivermos vigilantes e cristalizarmos em uma única figura, estaremos sujeitos a uma espécie de morte em vida, visto que vida é energia e energia é movimento.
Seguindo essa lógica busco viver cada experiência como uma aventura, uma aventura consciente, com tudo que tem direito, alegrias, tristezas, encontros desencontros etc. A seguir, alegoricamente, descrevo meus dois últimos anos em forma de uma aventura.
Sentada, vendo o Sol se pôr, me despeço, subo em meu cavalo e cavalgo rumo ao desconhecido, levando apenas a minha coragem e uma espada. A noite chega vagarosamente, a luz se vai, ficam apenas as sombras da alma. As estrelas apontam o caminho, que delineado pela penumbra, esconde meus maiores medos.
Decido continuar, mesmo ouvindo os sons das criaturas que se escondem nas sombras do inconsciente. A noite pode representar a morte em vida, mas só se eu decidir não continuar, então começo a galopar as cegas, mas de olhos bem abertos e sem olhar para trás, adentro à densa floresta, onde as estrelas se tornam apenas lembranças e os olhos da montaria, meus olhos.
As sombras sabem que estou na floresta e as opções são: morrer ou lutar. Como setas de fogo, que se aproximam e giram sem cessar, eis que chega o momento do confronto com o desconhecido.
Fechei meus olhos e confiei em minha montaria, ela me guiaria pela estrada, fazendo com que não me perdesse. Com uma das mãos, segurei as rédeas, como quem segura seus princípios, com a outra empunhei minha espada. Mas a montaria me advertiu:
"‒Teu peito é largo, mas teu espírito é estreito; não és capaz de refletir sobre coisa alguma. Tu não vês o que eu vejo e não sabes o que eu sei... Tu tens a coragem, mas falta-te a inteligência." **
Sem poder fraquejar, nem parar de cavalgar, cerro meus olhos e busco nas profundezas da minha alma o Fogo da Vida, e vejo através dos olhos da Imaginação uma "Montanha de Fogo". Tal Fogo é o emblema da chama do Espírito da Vida.
Abri meus olhos e entendi que deveria penetrar nos mais tenebrosos arcanos, seguindo o facho precursor da Imaginação. Desta vez, em presença dos espetáculos do Universo, meu Espírito não podia se contentar com o que meus olhos físicos viam. Eis que a Imaginação, com suas asas de fogo rasgaram a noite, traçando caminhos de luz, iluminando assim o Invisível***. As sombras tomaram forma; o inconsciente, consciente; o desconhecido, conhecido; e com a mente alinhada com o coração, vivi esta aventura.
E no alto de uma montanha, recostada a uma cerejeira florida, com meu cavalo branco, vislumbro os primeiros raios de Sol que anunciam o alvorecer de um Novo Ciclo. (BRAZIL, 2014, s/p)

Amigo(a) leitor(a) traga à tona a Coragem e a Fé, pois a Fé te dará a esperança para sonhar e a coragem te dará a Força para buscar tua Felicidade.


Seja Feliz e que teus sonhos sejam tua Realidade.


Saúde e paz!!!


 

Notas:

* - José Henrique de Souza (JHS)


** - Trecho da epopeia quirquiz Er-Töshtük. (CHEVALIER, Jean & GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos: (mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números). 18ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2003. p. 203)


*** - D`HUMIAC, Michaud. A alma humana através dos tempos. In: D`HUMIAC, Michaud. Antologia da Literatura Mundial. Vol.: Lendas Famosas e outras Paginas. Ed. Logos Ltda., 1964.


 

Referências:


BRAZIL, Christina Holmes. Feliz Aniversário Christina!!! – segundo primeiro ano de vida... Site Inclusão: casos e causos (Tumblr). Publicado em 20 de dezembro de 2013, 2013. Disponível em: https://inclusaocec-blog.tumblr.com/post/70555240290/feliz-anivers%C3%A1rio-christina-segundo-primeirociclos Acesso em 20/12/2020.


_______. Feliz Aniversário Christina!!! – Novos Ciclos, Novas Aventuras... Site Inclusão: casos e causos (Tumblr). Publicado em 20 de dezembro de 2014, 2014. Disponível em: https://inclusaocec-blog.tumblr.com/post/105728822500/feliz-anivers%C3%A1rio-christina-novos-ciclos Acesso em 07/09/2018.


82 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A Porta

bottom of page