Buscar
  • Christina Brazil

Feliz aniversário Christina!!!


Gratidão

No ano de 2020 pude mais uma vez perceber de forma intensa minha vulnerabilidade, ao mesmo tempo em que fui impelida a me revisitar, a superar novos desafios, mas hoje a solidão de outrora deu lugar à solitude; a tristeza e indignação se tornaram reflexão; e as dores se transformaram em criação...


Faz exatos oito anos que fisicamente renasci e ao reler os textos comemorativos que publiquei sobre o meu aniversário de sobrevida (BRAZIL, 2013 e 2014) revisitei alguns ciclos da minha vida: grandes, pequenos ou imperceptíveis que me deram a certeza em afirmar que:


Hoje é dia de Comemoração e de Gratidão!



Nasci de novo, literalmente passei por todas as etapas do nascimento, mas desta vez de forma consciente.
...Acidente de Moto...
...O Voo...
...A Queda...
( BRAZIL, 2013, s/p)

Sempre que busco forças, fecho meus olhos, inspiro profundamente e parece que minha alma escuta a voz do meu Mestre*:

‒ Qualquer um de vós onde estiver, [...] eu estarei convosco e não fracassareis. Precisa que tenhas ao mesmo tempo coragem e inteligência. Porque na coragem já está o amor pelo próximo.

Penso que a nossa Jornada de Vida é repleta de surpresas e aventuras. E o grande desafio está em viver de forma consciente e vencer os obstáculos entendendo e transmutar o vivido em vida consciente.


Vejo a vida como um mosaico, repleto de pecinhas coloridas, com formas e tamanhos diferentes, algumas são redondinhas, outras bastante pontiagudas. Mas quem escolhe a imagem a ser formada, neste universo de possibilidades, sou eu e você caro leitor. Podemos não escolher todas as peças que nos são oferecidas, porém a figura final somos nós que compomos, com as pecinhas bonitinhas e com as que, por vezes, nos cortam, ou ainda que, aos olhos do incauto, não são agradáveis de olhar isoladamente, mas que em um contexto maior, são imperceptíveis e fundamentais.
Este mosaico, tal e qual a figura do caleidoscópio, a cada aventura vivida é redefinido, redesenhado. Entretanto se não estivermos vigilantes e cristalizarmos em uma única figura, estaremos sujeitos a uma espécie de morte em vida, visto que vida é energia e energia é movimento.
Seguindo essa lógica busco viver cada experiência como uma aventura, uma aventura consciente, com tudo que tem direito, alegrias, tristezas, encontros desencontros etc. A seguir, alegoricamente, descrevo meus dois últimos anos em forma de uma aventura.
Sentada, vendo o Sol se pôr, me despeço, subo em meu cavalo e cavalgo rumo ao desconhecido, levando apenas a minha coragem e uma espada. A noite chega vagarosamente, a luz se vai, ficam apenas as sombras da alma. As estrelas apontam o caminho, que delineado pela penumbra, esconde meus maiores medos.
Decido continuar, mesmo ouvindo os sons das criaturas que se escondem nas sombras do inconsciente. A noite pode representar a morte em vida, mas só se eu decidir não continuar, então começo a galopar as cegas, mas de olhos bem abertos e sem olhar para trás, adentro à densa floresta, onde as estrelas se tornam apenas lembranças e os olhos da montaria, meus olhos.
As sombras sabem que estou na floresta e as opções são: morrer ou lutar. Como setas de fogo, que se aproximam e giram sem cessar, eis que chega o momento do confronto com o desconhecido.
Fechei meus olhos e confiei em minha montaria, ela me guiaria pela estrada, fazendo com que não me perdesse. Com uma das mãos, segurei as rédeas, como quem segura seus princípios, com a outra empunhei minha espada. Mas a montaria me advertiu:
"‒Teu peito é largo, mas teu espírito é estreito; não és capaz de refletir sobre coisa alguma. Tu não vês o que eu vejo e não sabes o que eu sei... Tu tens a coragem, mas falta-te a inteligência." **
Sem poder fraquejar, nem parar de cavalgar, cerro meus olhos e busco nas profundezas da minha alma o Fogo da Vida, e vejo através dos olhos da Imaginação uma "Montanha de Fogo". Tal Fogo é o emblema da chama do Espírito da Vida.
Abri meus olhos e entendi que deveria penetrar nos mais tenebrosos arcanos, seguindo o facho precursor da Imaginação. Desta vez, em presença dos espetáculos do Universo, meu Espírito não podia se contentar com o que meus olhos físicos viam. Eis que a Imaginação, com suas asas de fogo rasgaram a noite, traçando caminhos de luz, iluminando assim o Invisível***. As sombras tomaram forma; o inconsciente, consciente; o desconhecido, conhecido; e com a mente alinhada com o coração, vivi esta aventura.
E no alto de uma montanha, recostada a uma cerejeira florida, com meu cavalo branco, vislumbro os primeiros raios de Sol que anunciam o alvorecer de um Novo Ciclo. (BRAZIL, 2014, s/p)

Amigo(a) leitor(a) traga à tona a Coragem e a Fé, pois a Fé te dará a esperança para sonhar e a coragem te dará a Força para buscar tua Felicidade.


Seja Feliz e que teus sonhos sejam tua Realidade.


Saúde e paz!!!


Notas:

* - José Henrique de Souza (JHS)


** - Trecho da epopeia quirquiz Er-Töshtük. (CHEVALIER, Jean & GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos: (mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números). 18ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2003. p. 203)


*** - D`HUMIAC, Michaud. A alma humana através dos tempos. In: D`HUMIAC, Michaud. Antologia da Literatura Mundial. Vol.: Lendas Famosas e outras Paginas. Ed. Logos Ltda., 1964.


Referências:


BRAZIL, Christina Holmes. Feliz Aniversário Christina!!! – segundo primeiro ano de vida... Site Inclusão: casos e causos (Tumblr). Publicado em 20 de dezembro de 2013, 2013. Disponível em: https://inclusaocec-blog.tumblr.com/post/70555240290/feliz-anivers%C3%A1rio-christina-segundo-primeirociclos Acesso em 20/12/2020.


_______. Feliz Aniversário Christina!!! – Novos Ciclos, Novas Aventuras... Site Inclusão: casos e causos (Tumblr). Publicado em 20 de dezembro de 2014, 2014. Disponível em: https://inclusaocec-blog.tumblr.com/post/105728822500/feliz-anivers%C3%A1rio-christina-novos-ciclos Acesso em 07/09/2018.


67 visualizações1 comentário
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram