Um pouco sobre
Chris Brazil
Christina Holmes Brazil (Chris Brazil) nasceu em 1980, apresenta um déficit visual causado por uma toxoplasmose congênita macular nos dois olhos, o que compromete a parte central da retina. Em termos de acuidade visual, hoje tem aproximadamente 5% de visão, a leitura e a maioria dos registros visuais são feitos com o olho esquerdo, no qual possui visão central.
A trajetória acadêmico-profissional de Chris Brazil, em resumo, perpassa a atuação no ensino superior, graduação e pós, sendo Mestre em Educação (PPGE-UFRJ), Especialista em Educação Especial - Deficiência Visual (CEAD-UNIRIO), Bacharel em Direito (SUAM), licenciada em Pedagoga (UFRJ) e Arteterapeuta (Clínica Pomar).
Através da arte dou cores e formas aos anseios da minha Alma. Cada pincelada representa uma gama de pensamentos e emoções, que encontram na cor e na forma o equilíbrio, assim, a arte é cura, me leva ao meu eixo, ao meu centro.
Entender o quê se quer curar é, ao mesmo tempo, enfrentar as origens das feridas e, sobretudo, ser responsável por si, sem esperar o outro, em um processo delicado e sem fim, que acontece de dentro para fora.
A arte é desafio, é conquista, é entender que mundo não é linear, que podemos fazer a mesma coisa de diversas formas, usando diferentes materiais e perspectivas.
Foi no curso de Formação em Arteterapia que a arte tomou novos rumos em sua vida, pois ela integrou a arte à sua rotina, bem como na terapia. Isso fez com que Chris Brazil entendesse como a arte a organiza internamente, como cada forma, cor e material tem impacto no corpo e na mente. Ela não imaginava que esse processo seria extremamente profundo ao ponto de mudar os rumos do seu destino.
Chris Brazil recebeu prêmios em Salões de Arte na Sociedade Brasileira de Belas Artes (SBBA) e dede 2020 atua como pesquisadora voluntária do LaIFE - Laboratório de Inclusão, Formação Cultural e Educação (FE-UFF), no projeto de extensão Formação Cultural e Educação Inclusiva: ampliando horizontes e diminuindo barreiras.
Desde o ano de 2013, Chris Brazil publica seus textos em um blog, inicialmente a ideia era publicar casos/causos contextualizados com o conceito de inclusão para emancipação da pessoa com deficiência. Com o tempo e amadurecimento surgiu, em 2020, o "Chris Brazil - vida e arte" que conta com um website, páginas no Instagram e Facebook, bem como um canal no YouTube que promove encontros sobre arte e inclusão. Com esse novo formato de divulgação da arte, Chris Brazil promove um diálogo conceitual que traz uma percepção ao mesmo tempo ampliada e profunda da vida, do bem, do bom e do belo.
Vida e Arte!
"Trabalhar dentro dos limites impostos pelo meio nos obriga a mudar nossos próprios limites. Improvisar não significa romper com formas e limitações apenas para se sentir "livre", mas usá-las como um meio real de superação. [...] Mas, se bem utilizada, a forma pode se tornar o verdadeiro veículo para a liberdade, para a descoberta das surpresas criativas que libertam a criatividade" (NACHMANOVITCH, 1993, p.85).